Profissionais alertam sobre os perigos das “fake news” em torno da cura

Um mal da era das redes sociais, as “fake news”,marcará o Dia Mundial do Câncer, celebrado dia 04 de fevereiro. O tema que permeará os debates, conforme divulgado pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), tem se tornado cada vez mais comum e causado problemas graves e até irreversíveis, principalmente, porque envolve informações falsas em torno da promessa de cura. Na web, o câncer ou algum método ou produto para tratar a doença estão entre os assuntos preferidos dos propagadores de notícias falsas.

Sejam sabonetes ou desodorantes que causam câncer, suco de limão milagroso e até a polêmica Fosfoetanolamina, apelidada de “pílula do câncer”, que teve a eficiência desmascarada, estão entre as notícias falsas mais disseminadas sobre o câncer.

Para a diretora técnica da Clínica Onkológica, Dra. Juliana Lorenzoni Althoff, o tema é de extrema importância, porque notícias falsas ou boatos, hoje em dia facilmente despejados e compartilhados pelas redes sociais e aplicativos de troca de mensagens, prejudica em grande escala o tratamento da doença. “O paciente com câncer enfrenta uma batalha diária e tudo que supostamente aponte para a cura vai impactá-lo, assim como os seus familiares. Nesta condição há o fator emocional em jogo e é difícil neste contexto, por mais racional que a pessoa seja, ponderar a veracidade dos supostos novos tratamentos.”, destaca.

O Dia Mundial do Câncer, celebrado dia 04 de fevereiro, é uma data de conscientização instituída pela União Internacional de Controle do Câncer, para reforçar sobre a necessidade de ampliar campanhas de diagnóstico precoce da doença e para que a população não negligencie os seus sintomas.

Com ocorrência de aproximadamente 600 mil novos casos no Brasil nos últimos dois anos, o câncer é a segunda causa de mortes no País, superado apenas por doenças cardiovasculares. Nos últimos 15 anos a incidência de óbitos aumentou em 15%, contudo, esta expansão, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), é um fenômeno global, atribuído ao envelhecimento da população, mudança nos estilos de vida, dietas pouco saudáveis, sedentarismo e poluição.

Tratamento

Os métodos mais eficazes no controle e cura do câncer são, de forma isolada ou combinada, a Cirurgia, a Radioterapia e a Quimioterapia. Quando é indicado algum tipo de quimioterapia ou imunoterapia, é o oncologista quem faz a escolha e prescrição da melhor combinação de medicamentos. “Existem muitos motivos para sermos otimistas com relação ao câncer. Na atualidade, o médico tem várias opções na luta contra os diferentes tumores. É sempre importante lembrar que quanto antes ele for diagnosticado, maior será a chance de cura”, salienta.

Dra. Juliana acrescenta que o importante é descobrir o câncer no início e tratá-lo adequadamente. Além disso, as novas técnicas de diagnósticos e as pesquisas das diversas áreas sobre o câncer possibilitaram grandes avanços. “Cerca de 50% dos casos são curados nos países desenvolvidos. Estima-se que no Brasil esse número seja menor devido ao diagnóstico tardio. É fundamental trabalhar na prevenção e diagnóstico precoce”, afirma a especialista, que deixa o apelo: “Verifiquem as fontes das notícias relacionadas ao câncer antes de compartilhá-las. As opções de tratamento atuais são frutos de décadas e décadas de pesquisa e avanços científicos. Notícias sem embasamento são desfavoresque brincam com a esperança de quem está passando por um momento difícil e que precisa de um tratamento adequado”.

 

Confira algumas das notícias FALSAS mais divulgadas sobre o câncer

– Suco de limão com bicarbonato de sódio cura o câncer

-Sabonete causa câncer

-Desodorante favorece o aparecimento do câncer de mama

-O Facebook ajuda crianças com câncer em cada curtida ou compartilhada

– Fosfoetanolamina cura o câncer

-Ficar perto ou cozinhar alimentos no micro-ondas dá câncer