Tratamentos do câncer

ONCOLOGIA CLÍNICA

A Oncologia é a especialidade médica que estuda, pesquisa, avalia, atende e aconselha pacientes com suspeita ou portadores de neoplasias ou tumores malignos. O oncologista visa o atendimento global do paciente, orientando-o quanto às necessidades de prevenção, etapas de diagnóstico e escolha do melhor tratamento. Os métodos mais eficazes no controle e cura do câncer são - de forma isolada ou combinada - a Cirurgia, a Radioterapia e a Quimioterapia. Quando é indicado algum tipo de quimioterapia ou imunoterapia, é o oncologista quem faz a escolha e prescrição da melhor combinação de medicamentos: ele é o supervisor direto do paciente.

Existem muitos motivos para sermos otimistas com relação ao câncer. Na atualidade o médico tem várias opções na luta contra os diferentes tumores. É sempre importante lembrar que quanto antes seja diagnosticado maior será a chance de cura para qualquer tumor. Em geral, cirurgia, radioterapia e quimioterapia são as formas mais comuns de tratamento que utilizamos no combate ao câncer. As informações a seguir buscam esclarecer conceitos básicos relacionados a estas principais terapêuticas.

CIRURGIA

A cirurgia é a mais antiga forma de tratamento dos tumores e é a principal modalidade de tratamento dos tumores sólidos. Ele consiste em extirpação do tumor benigno ou maligno, tanto como tratamento como para diagnóstico. A principal idéia frente a qualquer câncer é a sua eliminação por completo e a cirurgia sempre tentará remover os tumores para alcançar as melhores chances de cura. O cirurgião oncológico é o especialista preparado para a realização dos procedimentos cirúrgicos oncológicos de diagnóstico e tratamento.


Cada vez mais, temos a necessidade de tratar câncer em centros especializados onde o cirurgião esteja preparado para saber qual é o momento em que a cirurgia possa estar atuando. Algumas vezes o tratamento pode iniciar por outras modalidades como quimioterapia ou radioterapia para que a cirurgia seja mais fácil e para que muitas vezes obtenha melhores resultados. A integração com os demais profissionais e a experiência de um tratamento realizado por uma equipe multidisciplinar farão toda a diferença na condução do melhor tratamento. O cirurgião deverá ser parte fundamental do tratamento dos tumores, pois o maior impacto no prognóstico dos pacientes com câncer sempre é dado pelo resultado que a cirurgia obteve.


A cirurgia também se destina a colocação de sondas para alimentação diretamente no trato gastrointestinal como jejunostomias e gastrostomias. Com a inclusão de novas tecnologias pode-se realizar procedimentos minimamente invasivos por vídeolaparoscopia e videotoracoscopia. A cirurgia vídeolaparoscópica vem sendo cada vez mais utilizada no diagnóstico e tratamento de tumores. Os resultados oncológicos das cirurgias realizadas por vídeo tem se mostrado semelhantes ou até superiores as convencionais. Vale ressaltar que estes resultados são alcançados por profissionais treinados em cirurgia oncológica convencional e que utilizam o vídeo como método para a realização. Alguns procedimentos videolaparoscópicos estão bem aceitos e outros estão em fase de pesquisa e somente deverão ser oferecidos em estudos clínicos.


O cirurgião oncológico desempenha ainda a colocação de cateteres para a realização de quimioterapia. Sabemos que as veias dos braços muitas vezes são inadequadas e inseguras para a colocação de quimioterapia. Para a infusão segura de quimioterapia muitas vezes será necessário a colocação de porto-a-cath que são reservatórios implantados totalmente sob a pele e que servem com via de infusão de quimioterapia. Sempre pergunte ao seu cirurgião qual é a melhor maneira para realizar o seu tratamento e em que momento a cirurgia deverá ser realizada!


QUIMIOTERAPIA

É o tratamento realizado com medicações, quimioterápicos e imunoterápicos, que atingem o tumor pela via sanguínea. Embora em algumas situações este tratamento possa ser realizado por via oral, subcutânea ou intramuscular, o método mais comum é a administração endovenosa, em forma de soro. A quimioterapia tem várias funções, dependendo do tipo de tumor. Em muitos pacientes, mesmo com câncer avançado, costuma trazer alívio dos sintomas, melhora e prolongamento da vida. Também torna possível o uso (em sequência) de outros tratamentos, como a cirurgia em tumores previamente inoperáveis.


Alguns tumores são muito sensíveis a este tipo de tratamento e podem ser completamente curados, mesmo em um grau avançado. A quimioterapia também é usada com objetivo preventivo, diminuindo sensivelmente o risco de reincidência da doença. Em vários tipos de câncer, o uso simultâneo de quimioterapia e radioterapia oferece um melhor resultado no tratamento. A possibilidade de realizá-los em um mesmo local torna todo processo muito mais confortável para o paciente.


RADIOTERAPIA

O tratamento consiste na aplicação de radiações ionizantes para destruir células do tumor, preservando ao máximo as células sadias. A área a ser tratada é cuidadosamente identificada e mapeada para que somente as células tumorais fiquem expostas a doses adequadas de irradiação.