COLONOSCOPIA

O exame avalia o revestimento interno do intestino grosso e permite a coleta de material para exame histológico e também a remoção de pólipos (polipectomia) quando existirem. A maioria dos casos de câncer de intestino é originada a partir de lesões benignas (pólipos) que, com o passar dos anos, se transformam em malignas. A realização da polipectomia antes que essas modificações ocorram é capaz de prevenir a ocorrência de câncer no intestino grosso.

Como é realizada a colonoscopia?

O exame é feito com um equipamento chamado colonoscópio, que capta imagens em tempo real, percorrendo toda a extensão do intestino grosso. Caso o médico encontre lesões durante esse trajeto, ele a removerá e encaminhará para estudo histopatológico. O preparo para este exame inclui dieta restrita e uso de laxantes prescritos pelo médico.

Quem deve fazer o exame?

Pessoas com 50 anos ou mais ou com baixo risco devem repetir o exame a cada cinco anos. Essa periodicidade muda de acordo com o perfil de cada paciente. Indivíduos com histórico familiar e predispostos ao câncer devem fazer com maior frequência, determinada pelo médico e baseada nos resultados de exames interiores.

MAMOGRAFIA

A mamografia é um exame não invasivo utilizado para o diagnóstico de câncer de mama. O aparelho (mamógrafo) captura imagens do seio feminino utilizando a mesma radiação do raio-x tradicional, mas os feixes são projetados levando em conta a anatomia das mamas. Caso o exame mostre alguma alteração, o médico geralmente pede uma biópsia para confirmar eventuais suspeitas.

Como é realizada a mamografia?

Com o auxílios de duas placas que pressionam o seio por alguns segundos, o mamógrafo faz a captação das imagens que são registradas em uma chapa. Não é necessário nenhum tipo de preparo para a realização deste exame.

Quem deve fazer o exame?

O Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rotina em mulheres sem sintomas ou sinais de doença em suas mamas seja feita entre 50 e 69 anos, uma vez a cada dois anos. No entanto, mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou em situações especiais (por exemplo, expostas a fatores de risco) devem manter acompanhamento médico individualizado. Ainda, é recomendado que as mulheres de todas as faixas etárias fiquem atentas aos sintomas e sinais suspeitos de câncer, como nódulo fixo e geralmente indolor, mudanças no formato ou na pele da mama, alterações no mamilo, saída de secreção espontânea pelo mamilo e nódulos no pescoço ou axilas.

PAPANICOLAU

Papanicolau é o exame que previne o câncer de colo uterino ou outras lesões mais leves que possam, futuramente, se transformar na doença. Neste exame é coletado material do colo do útero, que segue para avaliação de exames microscópicos que indicam ou não a existência de alterações nas células coletadas.

Como é realizado?

O exame é feito com o auxílio de um aparelho chamado espéculo vaginal, que é introduzido no canal vaginal para alcançar o colo do útero, localizado no fundo da vagina. Utilizando espátulas e/ou escovinhas, é realizado um leve esfregaço no colo uterino para a coleta de material que é encaminhado pata análise. O preparo exige que a mulher não tenha relações sexuais nas 48 horas que antecedem o exame, não faça uso de duchas ou medicamentos vaginais e não esteja menstruada.

Quem deve fazer o exame?

O exame é indicado para mulheres que já iniciaram a vida sexual. Inicialmente o teste deve ser realizado anualmente e, após dois anos consecutivos com resultados negativos, com o intervalo de um ano, a mulher deve ser submetida ao exame a cada três anos.

SANGUE OCULTO NAS FEZES

Este é um exame laboratorial simples e não invasivo para detectar vestígios de sangue nas fezes e que não são vistos a olho nu. Ele é indicado para o rastreamento do câncer colorretal. A presença de sangue nas fezes é um dos indicativos da doença, mas também pode estar relacionado à outras patologias.

Como é realizado?

Uma pequena quantidade de fezes é coletada em recipiente apropriado e encaminhada para análise laboratorial. Existem dois tipos de teste de sangue oculto nas fezes. Um utiliza uma substância chamada guaiaco e exige uma dieta alimentar nos três dias que antecedem o exame, enquanto o outro, o imunoquímico, utiliza um anticorpo direcionado para a proteína do sangue e dispensa dieta.

Quem deve fazer o exame?

O rastreamento do câncer colorretal com pesquisa de fezes é indicado para pacientes com história pessoal ou familiar de câncer colorretal ou de pólipos (lesões precursoras). Ele deve ser repetido anualmente nos casos negativos. Em casos positivos, deve ser seguido por uma colonoscopia diagnóstica.

TOQUE RETAL

Este é um exame simples em que o profissional introduz o dedo no reto através do ânus. Ele é realizado para avaliar possíveis doenças anorretais e do intestino grosso. Ainda, na mulher é usado para auxiliar o exame do útero e anexos e, nos homens, o da próstata.

Como é realizado?

Uma das técnicas utilizadas, o paciente se posiciona lateralmente (decúbito dorsal), com os joelhos dobrados de frente para o examinador. Para o exame é utilizado luva e um lubrificante como vaselina.

Quem deve fazer o exame?

A realização deste exame depende da indicação para o mesmo.